
Foto: Nasa
Amazônia+10
Iniciativa tem como objetivo apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico sobre a floresta tropical, as interações natureza-sociedade e o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região
A INICIATIVA
A Iniciativa Amazônia+10 é liderada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti), e conta também com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O CONFAP
O CONFAP articula os interesses de todas as 27 agências estaduais que promovem pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. A missão da instituição é estimular a geração de conhecimento e inovação tecnológica e encorajar a expansão das parcerias entre os Estados, fundações e agências nacionais e internacionais que promovem CT&I, assim como parcerias com o setor privado.
MISSÃO DA INICIATIVA
Apoiar e financiar pesquisa e inovação voltadas a apoiar um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia
CARÁTER INOVADOR
A Iniciativa Amazônia+10 tem um caráter inovador por 1) envolver as FAPs de diversas unidades da Federação do Brasil numa pauta de atenção global, 2) atribuir à pesquisa o propósito de apontar soluções para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da Amazônia Legal, 3) financiar projetos de cooperação interestadual; e 4) mobilizar aportes financeiros que dificilmente chegariam à região e que propiciam o investimento em conhecimento científico local
GOVERNANÇA

Comitê Coordenador
Formado por um representante de cada uma das Fundações de Amparo à Pesquisa da Amazônia Legal, membros natos, e por um representante das Fundações de Amparo signatárias do termo de Parceria da Iniciativa Amazônia +10, bem como por representantes de doadores que contribuam com ao menos 5% do valor referente a soma das contribuições das FAPs participantes.
Comitê Executivo
Eleito pelo Comitê Coordenador, dentre seus membros, e composto por representantes de três Fundações de Amparo à Pesquisa e pelo presidente do CONFAP. Caberá ao Comitê Executivo coordenar a elaboração das chamadas ou das encomendas de projetos e propostas, a serem submetidas ao Comitê Coordenador, bem como se relacionar institucionalmente com potenciais parceiros.
Secretaria Executiva
Corpo executivo, formado por profissionais contratados pelo CONFAP ou por profissionais de entidades membras do Comitê Coordenador a serem alocados para tal função. Tem como principal função o suporte operacional das atividades cotidianas e administrativas da Iniciativa.
Comitê Técnico-Científico
Formado, a partir de indicação do Comitê Coordenador, por no máximo sete pesquisadores com larga experiência na gestão de instituições de pesquisa e em projetos nos temas relacionados à Amazônia, em especial nos aspectos de sustentabilidade, bioeconomia e pesquisas voltadas à melhoria das condições de vida da população amazônica.